A
fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, está pronta para iniciar a
produção do Novo EcoSport. A unidade do Nordeste brasileiro recebeu
novos investimentos e foi transformada
para a produção no Brasil do utilitário esportivo global, seguindo o
padrão de qualidade adotado no mundo. A nova fase da fábrica incluiu a
aquisição de equipamentos de última geração para o aumento da capacidade
instalada, além da remodelação da linha de
montagem e treinamento dos profissionais da produção.
O vídeo abaixo apresenta uma das novidades: o avançado setor de prensas totalmente automatizadas, capazes de operar com o dobro da velocidade anterior. Foram agrupadas quatro linhas de prensas com capacidade de 1.000 a 2.500 toneladas, já em plena operação.
Conforme mostram as imagens, a nova estamparia produz tetos, portas ou laterais do carro ao ritmo de 15 peças estampadas por minuto, a partir de uma folha de aço plano introduzida no início da máquina. O tamanho da instalação impressiona. Somente o equipamento ocupa uma área de 900 metros quadrados e tem uma altura que chega a 11,5 metros. A área total do prédio onde ele está instalado é de 2.600 metros quadrados.
"Essa linha de prensas é um diferencial para o
Novo EcoSport: traz alta qualidade, velocidade de produção e rapidez na
troca de ferramentas, que é feita em apenas 6 minutos, em relação aos
20 minutos tradicionais", diz Adão Aldo Morgan,
gerente de Engenharia de Manufatura da fábrica.
A modernidade do equipamento também é vista do
ponto de vista da sustentabilidade: ela reduz ao mínimo o uso de óleo
de estampagem para lubrificar as peças. Provida de um dispositivo
hidráulico inteligente de repuxo, permite o ajuste
e regulagem durante toda a fase de estampagem. "Isso se traduz em
eficiência e qualidade", completa Wladimir Cardoso, gerente da
Estamparia.
Fábrica moderna
A fábrica de Camaçari será a primeira do mundo
a produzir o Novo EcoSport. Posteriormente, a nova geração global do
EcoSport será produzida também na China, na Índia e na Tailândia. Os
países da América do Sul serão também os primeiros
entre mais de 100 mercados onde o modelo será vendido.
Além do seu desenvolvimento local, a produção do modelo representa um
passo adicional no aprimoramento da fábrica, com a adoção de parâmetros
comuns em relação aos demais
países fabricantes. Hoje, a unidade da Ford em Camaçari é considerada
uma das mais modernas do mundo, com 28 fornecedores reunidos no mesmo
prédio. Além da nova estamparia, ela conta com linha de soldagem da
carroceria 100% automatizada, pintura feita à base
de água e montagem final monitorada por câmeras digitais, também
mostradas no vídeo.
Reciclabilidade
Cem por cento dos resíduos metálicos gerados
na operação são reciclados. Um sistema de esteira instalado no subsolo
das linhas coleta todas as sobras de material do processo. Esses
retalhos são prensados e levados para usinas, onde
se transformam em aço novamente. Em pouco mais de 10 anos de operação, o
Complexo Industrial Ford Nordeste já produziu mais de 2 milhões de
veículos. Além do Novo EcoSport, ele continua produzindo os modelos
Fiesta RoCam Hatch e Sedan, que também se beneficiam
das inovações.
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