Uma paixão nacional, que ganhou o mundo

terça-feira, 22 de março de 2011

Depoimento do proprietário (Flávio Lima)

Modelo: Ford EcoSport XLT 1.6 Flex 2009.
Comprei meu primeiro EcoSport XLT 1.6 Flex em novembro de 2005, já como o novo motor Flex e as melhorias no acabamento promovidas pela Ford.

Após 3 anos e dois meses de uso, o único problema apresenta foi o reservatório plástico de água do radiador que trincou e a água estava baixando. Foi trocado na concessionária e feita a limpeza de todo o sistema de arrefecimento a meu pedido.

Em fevereiro de 2009 resolvi trocar por outro EcoSport, agora o novo modelo FreeStyle 2009.

Novamente a Ford fez melhorias de acabamento e acústica do carro. Acabaram os irritantes barulhos que ocorriam nas caixas de roda traseira toda vez que se andava na chuva. A Ford colocou mantas nas caixas e roda e resolveu o problema. O EcoSport evoluiu muito desde o seu lançamento. Esse modelo 2009 é muito melhor que o 2006 em todos os aspectos. Mais silencioso e confortável e agora com um tanque de 54 litros bem melhor que o antigo de apenas 48 litros. Agora com alarme de série e com sistema que abre e fecha os vidros por controle remoto, sem falar no sistema de som My Connetion que eu uso diariamente para fazer e receber chamadas via telefone celular. As conexões para pen drive e iPod também são usadas frequentemente.

O espaço interno é muito bom. Cinco pessoas viajam confortavelmente no EcoSport e o porta-malas apenas de não ser grande acomoda 4 malas de tamanho médio perfeitamente, é só saber arrumar.

O motor zetec roçam 1.6 me atende perfeitamente dentro da cidade. Como eu viajo pouco não sinto muita falta do potente motor 2.0 mas de eu fizesse viagens com freqüência, optaria pelo motor 2.0 pois ele é muito mais ágil nas ultrapassagens.

Estou satisfeito com o EcoSport, apesar de achar que ele peca na ausência de algumas coisas como por exemplo um apoio para o pé esquerdo. É imperdoável a ausência de um apoio para o pé esquerdo. Até um Palio tem! Acho que a tampa do tanque de combustível deveria ser aberta acionando um botão dentro do carro como acontece nos carros da Fiat. Acho que o limpador do vidro traseiro deveria ter uma intermitência no funcionamento, pois ele só tem uma única opção que eu acho rápido. São coisas bobas mas que fazem muita diferença.

O EcoSport é um carro de manutenção barata. Nunca tive problemas com o meu, mas a revisões ficaram um pouco mais caras depois de a garantia aumentou para 3 anos.

É um carro gostoso de dirigir principalmente pela posição alta que ficamos e os comandos estão todos ao alcance. A elevada altura em relação ao solo que possibilita andar em terrenos acidentados sem arrastar a parte de baixo do carro.

Ainda não entendo como depois de 8 anos do lançamento a concorrência ainda não lançou um concorrente de verdade para o EcoSport. O que tem no mercado atualmente são adaptações de carros já existentes, ou seja, gambiarras.

Meu EcoSport já está com 2 anos e 2 meses de uso, sem problemas. Estou aguardando o lançamento do novo EcoSport para avaliar uma possível aquisição.

(fotos em: www.eco2009flavio.blogspot.com)

Abraços.

Flávio Lima Carneiro, Maceió-AL

Nova versão do CrossFox é flagrado!

O Blog do EcoSport flagrou uma unidade do aventureiro CrossFox com modificações estéticas rodando no centro de São José dos Pinhais-PR.
Não conseguimos imagens da dianteira do veículo, pois ele saiu justamente na hora em que nos aproximamos, mas também não existiam mudanças significativas.
As alterações visíveis são as novas cores das rodas de liga leve e partes plásticas na mesma cor.
Também é possível notar a ausência dos adesivos laterais que identificam o modelo.

Mini Captiva vem ai...

"Pra quem esperava da GM um pequeno SUV com base do Agile, quebrou a cara".
Segundo a revista Auto Esporte deste mês, a GM está desenvolvendo um Utilitário Esportivo compacto (global) pra brigar com o EcoSport em 2013, conforme a projeção, o visual será bastante parecido com o Chevrolet Captiva.

Veiculo roda em testes

Parabéns a revista Auto Esporte, por sempre sair na frente com segredos e projeções.

segunda-feira, 21 de março de 2011

4WD, hã?

O que? Onde? Quando? Alguém viu um EcoSport 4WD?
É difícil, muito difícil mesmo encontrar um circulando nas ruas brasileiras, os poucos encontrados são do modelo anterior (amarelo).
Escondido pela própria montadora, o modelo serve geralmente para comerciais de televisão. Algumas concessionárias nem conhecem esta versão do EcoSport, que por sinal é a mais equipada do modelo.
Tração integral, suspensão independente nas quatro rodas, maçanetas externas na cor cinza London, rodas de liga leve exclusivas, airbag, ABS e muito mais...
Nosso amigo Mauricio comprou um EcoSport 4WD 2011 em seu lançamento, segundo ele, teve de aguardar cerca de 100 dias para a montagem em Camaçari.
Isto por que, a fábrica só consegue fabricar a versão 4WD se reprogramar todos os robôs da linha de montagem, por utilizar uma mecânica diferente.
O EcoSport 4WD representa cerca de 5% das vendas do modelo, enquanto a versão Freestyle representa 60%.
O EcoSport 4WD é uma compra racional, principalmente na linha 2011 com os preços reduzidos. Quer comprar? Antes de tudo, tome uma boa dose de paciência.

sábado, 19 de março de 2011

Tô de olho em você EcoSport!

Nem Aircross, nem Crossfox e muito menos linha Adventure. O principal rival do EcoSport chegará atrasado, mas com atributos suficientes para conquistar os clientes do pequeno SUV bem-sucedido da Ford.
Ele é maior, mais barato e com jeitão de jipe, o Renault Duster foi apontado pela própria Renault como concorrente direto do EcoSport, que até o momento, reina sozinho.

Duster já roda em testes no Brasil. (Noticias Automotivas)

O modelo a ser vendido aqui, será diferente em relação aos outros paises, segundo revistas e blogs automotivos, o para-choque e a grade serão diferentes, para agradar ao público brasileiro.
Será comercializado com motorização 1.6L e 2.0L, ambos flex. Também terá uma versão com tração integral (4WD), um pouco diferente do sistema usado no EcoSport (Control Track II).

Mula do EcoSport rodando sobre a carroceria do New Fiesta no Brasil. (Auto Esporte)

Seu acabamento interno é mais pobre que o do EcoSport, o painel é o mesmo do Sandero (porém, é maior) com plásticos rígidos.
No EcoSport, mesmo usando a mesma plataforma do Fiesta Rocam, seu painel não é o mesmo, possui um desenho diferente.
Ele se da bem em situações fora de estrada, como mostra o vídeo abaixo, mas em relação a isto, o EcoSport 4WD também não fica atrás.





Será fabricado em São José dos Pinhais-PR, e suas vendas se iniciam no final deste ano.
Ele e o EcoSport farão uma bela briga, mas a Ford já tem uma carta na manga, o tão comentado EcoSport 2012, que provavelmente será bem superior ao Duster em todos os aspectos.
A marca do oval azul já está trabalhando a anos no desenvolvimento do "Eco matador" que será global.

E você, acredita que o Duster vai tomar a liderança do EcoSport? Comente!

quarta-feira, 9 de março de 2011

EcoSport com taxa zero!


A Ford está oferecendo o EcoSport Freestyle 1.6L (cat ETJ1) na cor sólida por R$ 55.900,00 a vista ou 50% de entrada e 24 parcelas de R$ 1.227,39
Se você quer praticar um bom negócio, a hora é agora!

Pratique.