Uma paixão nacional, que ganhou o mundo

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

120 km a bordo do Novo EcoSport

Domingo estive em Natal-RN, onde ocorreu o lançamento mais aguardado do ano, o Novo EcoSport global.
A cidade ficou repleta dos novos modelos, os turistas e moradores gostaram bastante da novidade e alguns  arriscavam uma fotografia.
Além da apresentação das versões e suas especificações, também fizemos um test drive, partimos do Serhs Natal Grand Hotel, onde ficamos hospedados, e seguimos em direção a Praia de Pipa.
Durante o trajeto em meio aos buracos e barrancos, foi possível observar a solidez do novo EcoSport.
O veículo possui um interior extremamente silencioso e confortável, a avançada direção elétrica, deixa o novo EcoSport ainda mais divertido de dirigir.

A versão que andamos foi a Freestyle 1,6 Flex, que se mostrou bastante valente e com muito fôlego, mesmo com quatro adultos a bordo e com ar condicionado ligado.
Já com os vidros fechados, o silencio se fez presente, não é possível ouvir nem mesmo o vento, pois seu design é extremamente aerodinâmico e esculpido em tuneis de vento.
Os bancos são altos e confortáveis, com diversas regulagens, tanto os dianteiros quanto os de trás, que também são bem amplos.

O acabamento interno é bom, o painel utiliza plásticos de qualidade, com encaixes e arremates corretos. O bom acabamento continua nas portas, maçanetas internas e interior do porta-malas todo revestido.
As maçanetas externas são bem firmes e de qualidade, nesta versão Freestyle, são pintadas na cor cinza escuro, é tão escuro que parece ser preto, dependendo da iluminação.
Já a abertura da tampa do porta-malas é feita por um pequeno botão fixado sobre a lanterna, diferente do sistema utilizado pelas unidades que estavam no EcoSport Parade de Salvador.

A estabilidade do EcoSport está melhor do que nunca! Dirigibilidade e suspensão são tão acertadas chegam a lembrar o Focus.
O novo SUV ficou tão agradável e silencioso, que as vezes você está em alta velocidade e acaba não percebendo, olho no velocímetro!

O espaço interno surpreendeu, alguns Blogs comentaram que o Eco estava apertado, e quem iria no banco traseiro passava aperto, mas não foi o que comprovamos. Está muito espaçoso, o teto é bastante alto, inclusive no banco de trás, uma pessoa com 1,80 de altura viaja tranquilamente, e ainda sobre um palmo até o assento da frente.

Testamos o sistema SYNC, conectamos um iPhone e pendrive, usamos funções do comando de voz com o acionamento pelo volante e também chamadas, foi tudo um sucesso, não tivemos dificuldades em utilizar nenhum recurso.
Falando em SYNC, o sistema de áudio é de altíssima qualidade, fiquei surpreso com a nitidez e os graves!


O Novo EcoSport chegou para acabar com a concorrência e revolucionar o segmento de SUV's compactos em todo o mundo, sendo um dos melhores e mais modernos.
Vai causar um impacto ainda maior no mercado, se compararmos com o ano de 2003 onde tudo começou.
Confira as imagens.
















Bônus:

Chefe de engenharia do Novo EcoSport

 Marina Lima

16 comentários:

  1. quem comprou na pré venda então vai receber depois que o carro já estiver nas concessionarias?
    outra coisa: da para ouvir o barulho do tanque de combustivel como no new fiesta?

    ResponderExcluir
  2. Acho que vão entreguar todos da pré-venda primeiro (pelo que sei +/- ate dia 15/09 ainda tem carro para se entrege)e depois começaram a colocar-lo a disposição nas concessionarias para teste-drive e venda.

    ResponderExcluir
  3. Amei o novo ecosport espero que o meu atual não desvalorize muito pq quero trocar pelo frestylle novo ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a reportagem do André Soares, inclusive sobre impressão ao dirigir o novo eco com fotos inéditas e detalhes criticados por outroa avaliadores que ele não comprovou. Parabéns. Estou ancioso pela chegada sou um dos 2600 aventureiros. E uma pergunta: Todas as cores cairam bem? Qual voce acha que combinou mais? Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Elton, pessoalmente, a cor mais neutra e que não me chamou a atenção foi a Prata.
    As demais são lindas demais!
    A vermelha é perfeita!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Quando o novo ecosport vai ter nas concessionarias para teste?

    ResponderExcluir
  7. Andre parabens pelo blog , eu li a revista CAR DRIVE e fiquei preocupada com algumas colocaçoes que eles fizeram, como nao entendo nada de mecanica ..!!complicou minha avaliação...se puder me ajudar pois eu gostaria de adquirir o modelo basico.
    1) eles disseram que o modelo avaliado com carro cheio tem a tendencia de levantar a frente e que isso seria facilmente resolvido com o controle de tração...!!!!neste caso me ferei porque eu só tenho dinheiro pra ir ate o modelo basico e que voce dirigiu é que tem o controle de tração ..pois esta estao 63 mil...sao 10 mil de diferença . agora vem minha segunda pergunta ...voces viram esse modelo basico? será que vai ter esse mesmo padrao de acabamento ...pelo que li ele deixa de ofereçer o reck, a roda de liga, ofereçe air bag duplo e no mais seria tudo igual...antes de ler a Car Drive eu tinha certeza ...agora penso que ta muita frescura pra esperar ate final de ano....ou compro com esse dinheiro um Cross fox com tudo e mais um pouco ou espero pra ver a Eco...grata

    ResponderExcluir
  8. Olá, O modelo S, de entrada é mais completo que qualquer Fox, é uma covardia comparar.
    Até porque, o CrossFox não deixa de ser um Hatch compacto, o novo EcoSport é um SUV premium!
    A versão S possui os itens como airbag duplo, ABS, faróis com LED, sistema de som SYNC, ar concionado, porta luvas refrigerado e muito mais!
    Mas tem um porém, ele usa rodas de aço com calotas (R15) não possui faróis de neblina e a grade frontal não é cromada.

    Em relação ao controle de estabilidade, ela vem de série na Freestyle que custa 59 mil reais.
    Creio que não existam estes problemas do carro levantar a frente com 4 pessoas, mas se isso existir, não será um problema exclusivo do Eco, o Fox com certeza deve ser pior.

    Vale a pena esperar, palavra de quem já andou!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Andre muito obrigada, pela ajuda, vou aproveitar este tempo de espera pra pensar um pouco mais , pesquisar se esse porem das rodas o quanto vao impactar , apesar de eu nunca tive carro com outro tipo de roda , meu atual é um Uno Way novo 2012 que ate comprei por achar muito parecido com uma mini SUV, porem nunca me acostumei com um carro pequeno...e como moro na praia senti necessidade de um carro mais alto, embora o UNO ja tenho um suspensao alta. Volto a dizer que em seu blog foi onde consegui o melhor supote pra minhas duvidas ate agora. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer duvida, fique a vontade!
      Obrigado.

      Excluir
    2. Não tinha lido em lugar algum - e olha que li muito - que a versão S tem porta-luvas refrigerado. Tem certeza?

      Excluir
    3. Não tinha lido em lugar algum - e olha que li muito - que a versão S tem porta-luvas refrigerado. Tem certeza?

      Excluir
  10. É muito importante escolher montadoras e concessionárias idôneas, que respeitem o consumidor e que tenham processos de pós-vendas bem estruturados na hora de comprar um carro novo. Veja o que aconteceu comigo na pré-venda do novo Ecosport.

    http://www.reclameaqui.com.br/3390429/ford/pagamento-duplicado-na-pre-venda-do-novo-ecosport/

    ResponderExcluir
  11. Tenho interesse em comprar o novo ecosport, mas tenho visto pessoas reclamando do sistema de som, que é ruim. Gostaria de receber informação de alguém que possua o carro e qual é a avaliação, não só do som, mas do carro em geral.
    Agradeço,
    carlos henrique Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, eu sou proprietário de um Novo EcoSport FreeStyle 1.6 2013.

      Possui dois EcoSport do antigo modelo e posso afirmar com segurança que o sistema de som do Novo EcoSport é muito superior ao das versões anteriores.

      Claro que ele não tem a mesma eficiência de um som que a gente pode montar em uma loja, mas para um som que vem original de fábrica a qualidade está muito boa.

      Além da qualidade do som eu destaco a praticidade dos comandos de voz. Você só precisa colocar o pendrive e o resto é tudo feito por comandos de voz. O Sync encontra tudo para você: cantor, gênero, música, álbum.... você nem precisa sair procurando. Bastar pedir ao Sync.
      Os comandos de voz também são para efetuar chamadas telefônicas.

      Como eu uso o som dos EcoSport para escutar somente dentro do carro, acho que está perfeito, pois não gosto de ligar o som para as pessoas que estão passando na rua ficarem escutando, até porque eu nem sei se elas têm o mesmo gosto musical que eu.

      Recomendo que você vá em uma concessionária, leve um pendrive e ligue o aparelho para tirar suas próprias conclusões.

      Sobre o carro, este novo modelo é superior ao antigo em todos os aspectos. Mas o que eu mais notei foi a incrível estabilidade nas curvas mesmo em alta velocidade.

      Sobre o motor, este novo Sigma 1.6 16v com 115cv, tem 10 cavalos a mais que o antigo EcoSport com motor Zetec 1.6 8v. O motor é responde muito bem além de ser muito mais econômico que o antigo. Estou fazendo 13,1km/l na estrada e 9,0km/l na cidade com gasolina.

      Escolhi este motor porque só faço viagens uma ou duas vezes por ano, portanto o 2.0 Duratec 16v com 147 cavalos seria um desperdício.

      Se precisar de mais ajuda, estou a disposição.

      Aqui tem mais impressões sobre o meu EcoSport
      http://diariodebordonovoecosport.blogspot.com.br/2013/02/ecosport-no-feriadao-de-carnaval.html

      Abraços.

      Excluir