
Hoje, dia 4 de janeiro de 2012 a Ford apresentou oficialmente e simultaneamente na India a segunda geração do EcoSport, que foi totalmente desenvolvido por brasileiros, fato que foi bastante frisado durante o evento de apresentação.
A apresentação no Brasil foi feita pela atriz Deborah Secco, contou com a presença do Marcos de oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul, Rogélio Golfarb, diretor de assuntos corporativos da Ford para a América do Sul, João Marcos Ramos, chefe de desing da Ford Brasil e Moray Callum, diretor de design das Américas.
Das autoridades do Governo, estavam presentes os Governadores da Bahia, Jaques Wagner, o Prefeito de Camaçari, Luis Caetano, Secretário da Indústria da Bahia, James Correia e o Ministro da Ciência e da Tecnologia Aloísio Mercadante representando a Presidenta Dilma Rousseff.
No inicio da apresentação, Deborah mostrou a história da Ford no país e o seu pioneirismo, depois, Marcos de Oliveira e os diretores abordaram alguns assuntos importantes, como a competência da engenharia da Ford na América do Sul ao desenvolver um veiculo de grande importância a nível global.

Assim que o protótipo foi mostrado todos ficaram impressionados com o novo desenho, diferente de qualquer tipo de projeção especulada pela mídia especializada, o carro ficou mais alto, imponente e requintado.
Veja as principais características:
• Novas rodas aro 17
• Maior altura em relação ao solo
• Estepe preso ao porta malas
• Maçaneta do porta malas embutida na lanterna e funciona através de sensor (ao pegar na maçaneta a porta se abre)
• Terá teto solar, o que foi confirmado pelo chefe de design
• Usará pneus de uso misto, diferente do protótipo
• Novas cores diferenciadas
Em relação à motorização, valores e data de comercialização, nada foi confirmado, nem mesmo o interior do veiculo, que por sinal estava todo coberto de adesivos, mas se o painel for o mesmo do protótipo, ele será parecido com o do New Fiesta, porém, com saídas de ar diferentes.
No bate papo com o Moray Callum diretor de design, ele afirmou que o novo EcoSport não será vendido nos EUA e nem na Europa, pois lá, o combustível é mais barato e no mercado de SUV’s os grandalhões é quem dominam. Mas se certo dia, o combustível encarecer e o consumidor destes mercados deixarem de comprar grandes utilitários pela economia, o EcoSport pode ser comercializado nestes locais através de importação. E se a procura por pequenos utilitários for considerável, ele também será vendido.
No mesmo bate papo ele foi questionado em relação ao estepe preso ao porta malas, ele disse que foram feitas clinicas em todo o mundo, e que o estepe na tampa foi muito bem aceito e não oferece riscos a segurança, muito pelo contrario, o stepe faz parte do equilíbrio do carro.
Eu questionei o seguinte; se caso o EcoSport for comercializado nos EUA ele sofreria algum tipo de preconceito, por ser tão compacto em relação aos tradicionais SUV’s americanos. Ele disse que nos EUA os carros compactos estão tomando terreno, e que o New Fiesta é um bom exemplo disso, a procura por carros menores, é cada vez maior.
Com certeza, o sucesso do EcoSport no Brasil, irá se espelhar em todo o mundo.
Confira algumas imagens do evento:






Obrigado a Ford pelo convite!
Acesse também as páginas dos nossos amigos que também foram convidados e estavam no evento.
Flávio; http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=24507900
Marcelo; http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=7031619
John; http://www.facebook.com/pages/Novo-Ford-EcoSport/218178118197875
Eduardo; http://irmaododecio.blogspot.com