Uma paixão nacional, que ganhou o mundo

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ford faz recall do EcoSport

A Ford anunciou hoje o recall do EcoSport por possíveis problemas na fechadura da porta traseira. Segundo a marca, variações dimensionais do mecanismo da trava de segurança podem possibilitar a abertura da porta mesmo após seu travamento. Cerca de 300.860 unidadesestão envolvidas.

Foram convocados os EcoSport ano 2011, por divergências nas instruções de acionamento da trava de segurança que impede a abertura interna das portas traseiras. A Ford afirma que há risco de abertura pelos puxadores internos mesmo com a trava de segurança acionada.

A Ford oferece mais informações pelo telefone 0800 703 3673 ou no site www.ford.com.br

Confira os chassis dos modelos convocados:

EcoSport 2007/2008/2009 - 500004 até 999999
EcoSport 2011 - 575295 até 598749
Fiesta RoCam 2008/2009 - 107522 até 423122

Lamentável...

Via: Autoesporte

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Veja como o EcoSport é montado em Camaçari

O Complexo Industrial Ford Nordeste é um dos mais modernos do mundo.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Segunda geração do EcoSport!

A revista Autoesporte está sempre atenta aos segredos da tão aguardada segunda geração do EcoSport, e desta vez ela adiantou caracteristicas que serão mantidas e projeções.

Reprodução:

Ford
Novo Ford EcoSport chegará em 2012 (projeção: João Kleber Amaral)

O sucesso do EcoSport na América do Sul foi reconhecido: a próxima geração do modelo será global. E a ousadia da filial brasileira ao conceber o pioneiro jipinho rendeu mais que o esperado. Agora cabe à Ford do Brasil a missão de desenvolver o Eco 2012 para diversos mercados. Além da produção em Camaçari (BA), ele será feito na China, na Tailândia e em outros locais a serem revelados, de onde irá até para o mercado europeu. Por conta disso, o projeto tem sido tocado com atenção especial da engenharia brasileira.

Uma fonte ligada à montadora revela que a grande mudança do carro está na arquitetura. A carroceria será bem mais rígida que a de hoje, para atender às exigentes normas de impacto europeias. A suspensão também está recebendo reforços e ajustes para atingir o (elevado) nível de dirigibilidade dos Ford europeus atuais. Outro ponto-chave do projeto foca na qualidade de construção, item que mais gerou reclamações na primeira fase do modelo. “Há quem diga que está ficando melhor que o Focus”, revela a mesma fonte.

João Kleber Amaral

A plataforma é a B2E 1 do New Fiesta, com extensas modificações na suspensão para aumentar a resistência sem perder o conforto de rodagem. Haverá versões com tração dianteira e integral, sendo que nas 4x4 a suspensão traseira será independente multibraços, como ocorre hoje. Protótipos rodam em pistas fechadas em Camaçari (BA) e no Campo de Provas de Tatuí (SP), além de darem suas saídas pelas ruas. É o que revelam as imagens de uma “mula” flagrada pelo nosso leitor Anderson Silva em Teresina (PI). A distância, parece apenas um New Fiesta hatch camuflado. Mas basta aproximar as imagens para notar que, sob a carroceria do hatch, está a base do futuro Eco. Repare na elevada altura do solo, na suspensão traseira diferente, nas bitolas mais largas (que chegam a sair da carroceria) e nos pneus 205/65 de uso misto, além das rodas aro 15 do EcoSport atual. Ao que tudo indica, o Eco global manterá os 2,49 m de entre-eixos, mas será um pouco maior em comprimento e largura.

Ainda na parte mecânica, o EcoSport usará os já conhecidos motores 1.6 Sigma e 2.0 Duratec. A novidade ficará por conta da transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas, chamada de Powershift. “Esse é o futuro de nossos modelos automáticos”, antecipa um executivo da marca. Com estreia no Brasil prevista para 2011 no New Fiesta Sedan, o câmbio Powershift deverá ser opcional tanto na versão 1.6 quanto na 2.0 do novo Eco. Do New Fiesta também virá a direção com assistência elétrica. Além dos airbags frontais e freios ABS de série (serão lei na época do lançamento), o jipinho ainda receberá controle de estabilidade ESP nos modelos que serão fabricados no exterior.

Mesmo com todas essas melhorias técnicas, o EcoSport continuará com forte apelo visual. Na edição de fevereiro antecipamos as linhas da traseira, com a obtenção de um desenho em 3D do projeto. Agora, conseguimos mais detalhes. O estepe na tampa, que chegou a ser questionado, fica. “É uma marca registrada do carro”, diz um informante. Com isso, o porta-malas vai manter a abertura lateral. As lanternas espichadas para as laterais lembram as do novo Focus Sedan europeu, enquanto a dianteira vai herdar elementos do New Fiesta, como o “bocão” na parte inferior do para-choque e os faróis de formato irregular que avançam em direção aos para-lamas. A grade seguirá a nova ordem dos utilitários da marca: três barras cromadas, com o nome do carro na primeira delas (no Eco atual fica um pouco acima, no capô). O resultado você confere nas projeções exclusivas destas páginas. Quem já teve acesso ao carro garante que nossas imagens estão próximas do modelo final.
Por conta do porte compacto, a venda do novo Eco nos EUA (que chegou a ser cogitada) não vai sair do papel. Os norte-americanos terão um modelo maior, que irá substituir de uma só vez o Escape e o Kuga.

Anderson Silva
Mula do EcoSport roda sobre a carroceria do New Fiesta Hatch.